segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Imigração - Depoimento 1 - André Melo



Oi Gente,
Já falei pra vocês que tenho muitooo medo da parte da imigração em Londres??! :/
Entrar na terra da rainha não é nada fácil!! (ok! para algumas pessoas é sim!! :p) Eu já pesquisei muito por depoimentos de pessoas que já passaram por essa terrível parte da imigração e as respostas foram sempre bem diversas.. algumas com "Happy Endings" e outras, bem terríveis! :/
Eu, como uma pessoa muito influente mentiraaaaa e muito precavida vou compartilhar com vocês depoimentos de alguns amigos meus que já passaram por essa experiência, e que se dispuseram a me ajudar com seus depoimentos.
Sou muito grata a vocês pessoal!! *-*
Uma das etapas que eu estou mais preocupada é essa!!

Bem, o primeiro depoimento sobre a entrevista da imigração vai ser do meu grande amigo André Melo.
Enjoy it!!



"Olá galera! Tudo bom?
Primeiro de tudo, é um grande prazer para mim contribuir no blog da nossa lindíssima Diana!

Bom, a menos de duas semanas atrás um grande sonho meu foi realizado: Conhecer a Europa e, em especial, Londres.
Tudo comigo aconteceu muito rápido e de uma forma muito surreal: em um intervalo de 20 dias realizei uma aplicação, fui aprovado, recebi as passagens, juntei os trapinhos e embarquei do Acre rumo à Terra da Rainha!

O projeto que me levou a Londres, rapidamente explicando, foi o "UNESCO Task Force", que é um projeto da UNESCO em parceria com a Peace Child International que convidou jovens líderes de todo o mundo para dar voz à juventude através do envio de artigos, fotos e materiais sobre a situação da educação em seus países. De todos esses jovens, após uma seleção, 10 foram selecionados (2 de cada continente) para ir a Inglaterra construir a versão simplificada e jovem do 10º Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, uma publicação da ONU que será lançada mundialmente em dezembro. Para a minha extrema sorte e felicidade, fui um dos selecionados e tive recebi o convite para ser o único representante do Brasil. 
(Sim, ainda acho que estou sonhando! É muita alegria para um acriano só!)

Falando da viagem em si, é lógico que milhares de dúvidas despencaram sobre mim nesse curto período de preparação. 
Dentre elas, cito uma que, com certeza, é motivo de terror até para alguns dos mais experientes viajantes: A apresentação no Balcão de Imigração, logo na chegada.
Algo que poucos sabem é que, embora o Reino Unido não exija visto de brasileiros para curtas-estadas, o país é o campeão na Europa no número de entradas negadas para brasileiros. Existem muitos casos de brasileiros com o "European Dream" interrompido e que tiveram que embarcar de volta pouco tempo após a chegada. (Enfim, pelo menos o aeroporto conheceram, né???:/)

Uma coisa é fato: Eles realmente são bem frios e sistemáticos quando o assunto é imigração. Logo após o desembarque e entrega das malas, fui direto até um amplo saguão onde uma fila imensa dava acesso a cerca de 20 balcões distribuídos pelo lugar, próximos a única saída. Neles, vários oficiais de imigração (pude notar que alguns nitidamente britânicos e outros de várias nacionalidades) conferiam os documentos e passaportes de todos os turistas que aguardavam ansiosos para sair dali. Na saída, vários oficiais de polícia (tão numerosos quanto os oficiais de imigração) protegiam silenciosamente a saída. Os vários idiomas e culturas misturados no local revelavam a ansiedade de todos e cansaço de alguns após longas jornadas aéreas.  

Logo de cara, ao observar os balcões, reparei na aparência severa de um dos oficiais - o mais idoso, 'inglês' e sério de todos - e concluí mentalmente: "Não, por favor, que eu caia na mão de todos, menos na desse." Conforme os imigrantes passavam pelos balcões, eram encaminhados a dois destinos possíveis: À saída do saguão ou à uma sala fechada na lateral do lugar. Para essa sala eram encaminhados os que tiveram algum problema com visto, passaporte, documentação ou os que não foram considerados aptos a adentrar o país. 

Ao chegar minha vez, o destino faz uma pegadinha comigo: Sou encaminhado justamente ao senhor que mencionei anteriormente, o oficial idoso que mais passava medo. Fui direto até ele e - antes mesmo do "Oi" - a primeira pergunta foi direta: "Do you speak english?" Respondi afirmativamente e prossegui com as outras perguntas. (Caso não falasse, haviam alguns intérpretes de vários idiomas pela sala, então poderíamos nos comunicar) 

Logo saquei o que importava para eles, e deixo aqui a dica para TODOS: Tenham em mãos a passagem de VOLTA (Eles querem ter a certeza de que você não pretende se mudar ou viver ilegalmente por mais tempo que o permitido), documentos que indiquem o motivo da viagem caso não esteja lá por turismo (no meu caso, a carta-convite da UNESCO), vinculações fortes no seu país de origem como comprovante de universidade, emprego e derivados (que também indicarão que você não pretende se mudar para lá), declaração da quantidade de dinheiro que você está levando (Para garantir que você tenha o suficiente para custear sua estada e os demais custos), local em que você pretende ficar (um comprovante do hotel, universidade, instituição em que você vai dormir) e... pronto. Na verdade, foi até bem confortável  a seriedade assusta um pouco logo que se chega, visto que no Brasil temos o costume de sorrir para tudo, mas a rispidez londrina passa longe de falta de educação, chega a soar aos mais perceptivos, como até um excesso da mesma.

Passado esse momento: Foi só alegria! Duas semanas muito bem vividas e aproveitadas. De fato, estão entre as melhores experiências da minha vida! 
Desejo a quem pretende viajar, e em especial à Diana, uma excelente viagem e um grandes recordações da Terra da Tia Beth!

Com toda a certeza, será uma experiência incrível.
Perdão pelo tamanho do texto.
Abraços!


Por: André Lucas Buriti Melo"


Thanks a lot André!!


Share your comments guys!! *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...